Mitos sobre a gravidez. Possibilidades de estar grávida.

Relativamente à gravidez existem inúmeros mitos e dúvidas, e nem sempre existem respostas óbvias às inúmeras questões que surgem - apenas um teste de gravidez o pode confirmar. Porém tentamos desmistificar e responder às seguintes questões, pois são as mais comuns a surgir, quanto ao tema engravidar.

Se a penetração ocorrer apenas durante alguns segundos, pode-se engravidar?

Sempre que o pénis entra em contacto com a zona da vagina existe uma possibilidade de gravidez. Embora a probabilidade exista, é muito baixa, especialmente se for comparada com o coito com ejaculação. No entanto a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis é de facto um risco elevado.

Posso engravidar se não existir penetração, e se apenas existir toque dos órgãos genitais?

Mais uma vez, sempre que o pénis e a vagina entram em contacto, existe algum risco de gravidez, e um elevado risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Apenas é necessário que algum tipo de fluido seminal entre na vagina - e para isso não é necessário existir penetração.

Pode-se engravidar apenas com a pré-ejaculação?

A pré-ejaculação é o líquido que sai do pénis antes de a ejaculação ocorrer. Este líquido é libertado da glândula bulbouretral que se encontra no topo da uretra. O propósito desta secreção é reduzir a acidez da uretra e fornecer lubrificante para o esperma que é libertado na altura da ejaculação. A maioria dos homens não sentem esta secreção a ser libertada, e existe muita controvérsia acerca se este líquido contém ou não espermatozoides que possam levar a uma gravidez. Alguns estudos concluíram que esse líquido não contém espermatozoides e outros estudos concluíram que contém. No geral existe um consenso que diz que independentemente de existir possibilidade de gravidez ou não, para evitar a transmissão de uma DST deve-se usar proteção.

Os espermatozoides podem passar através de um tecido?

Se o tecido for completamente embebido no sémen, e estiver em contacto com a vagina, existe uma pequena percentagem de probabilidade de uma gravidez ocorrer, se o esperma entrar na vagina; mas é muito pouco provável.

Pode uma mulher engravidar se tiver sexo na água?

 Se existir coito, mesmo que seja dentro de água ou na presença de água, o coito permitirá que o esperma seja depositado na vagina, e a água fora do corpo não irá interferir em nada.

Uma mulher pode engravidar se existir esperma na água?

Não é muito provável que um pequeno espermatozoide possa viajar numa vastidão de água que enche uma piscina ou banheira e chegar à vagina resultando numa gravidez. Se a ejaculação ocorrer numa água morna, o esperma pode sobreviver durante alguns minutos. Se a ejaculação ocorrer numa piscina com químicos, sabão ou outras substâncias, o esperma não vai ser capaz de sobreviver mais do que alguns segundos. A gravidez nestas circunstâncias é tão pouco provável que se pode dizer quase que é impossível.

Pode existir gravidez se a mulher não tiver um orgasmo?

Sim, a gravidez pode ocorrer, mesmo que uma mulher não tenha um orgasmo. O orgasmo não está relacionado com a fertilização do óvulo.

Pode-se engravidar com sexo anal?

A gravidez não pode surgir do coito anal, isto porque a abertura da vagina e do ânus embora estejam perto, são distintas e separadas. No entanto existe sempre a possibilidade do esperma pingar para a vagina e disto ocorrer uma gravidez.

Ejacular muitas vezes diminui a possibilidade de engravidar?

Se existirem diversas ejaculações, a quantidade de esperma em cada uma vai diminuindo, mas mesmo assim existem milhões de espermatozoides nesse, cada vez menor, volume de esperma. Cada ejaculação contém 2 a 5 ml de esperma, e cada ml contém 100.000 milhões de espermatozoides. Isto significa que mesmo que alguém ejacule diversas vezes, o número de espermatozoides pode ser cerca de 2000.000 milhões, e é apenas necessário 1 espermatozoide para fertilizar um ovulo.

O esperma morre quando em contacto com o ar?

Não. Isto é um mito. Logo que o esperma seque, aí sim, pode-se dizer que está morto e nunca será capaz de fertilizar um óvulo. O esperma pode viver 3 a 5 dias se estiver num ambiente morno e húmido, tal como a cerviz de uma mulher. Mas logo que morra não pode viver mais, nem que volte a ser hidratado.
Se descobriu que a gravidez na sua vida é uma possibilidade, e não é desejada, como pode ver, na maioria dos casos, essa possibilidade é muito baixa, por isso não entre em pânico. Veja quais são os sintomas de uma gravidez, e se sentir alguns deles, o ideal é fazer um teste de gravidez de farmácia, ou de sangue num laboratório de análises de sangue.

A sua votação: