Importância dos diferentes níveis de HCG durante a gravidez

Médica

O teste beta HCG é a forma mais fidedigna de confirmar a gravidez numa mulher, mas também serve para outras coisas, nomeadamente para avaliar o desenvolvimento normal e saudável de uma gravidez. Uma variação anormal nos níveis de HCG pode ser um sinal de alerta para algum problema, por isso, saiba qual a importância dos diferentes níveis de HCG durante a gravidez.

Teste de gravidez beta HCG

O teste de gravidez beta HCG, que avalia a presença ou não da hormona gonadotrofina coriónica na placenta de uma mulher, é aquele que pode efetivamente confirmar uma gravidez. Por norma, realiza-se um primeiro teste de gravidez beta HCG para determinar ou não a gravidez e um segundo para determinar a idade gestacional e/ou a estimativa da altura do parto.

Importância dos níveis de HCG na gravidez

Para além de confirmar uma gravidez e dar indicações acerca da fase de gestação atual e futura data do parto, o teste beta HCG serve ainda para acompanhar o desenvolvimento normal e saudável da gravidez. A principal função da hormona HCG é prolongar a longevidade e prevenir a desintegração do corpo lúteo – uma estrutura temporária que produz a progesterona e o estrogéneo necessários para a manutenção da gravidez. Uma forma de assegurar que a hormona HCG está em funcionamento pleno é através da vigia dos seus níveis, que flutuam conforme as diferentes fases da gravidez. O teste beta HCG é fundamental nas primeiras semanas de gravidez, altura em que os níveis HCG aumentam substancialmente. Por exemplo, numa gravidez normal, os valores HCG duplicam a cada 48 horas – se houver um aumento ou decréscimo anormal destes níveis, a mulher poderá estar em risco de sofrer um aborto.

Da 1ª à 12ª semana de gestação

Os níveis da hormona HCG aumentam substancialmente desde a 1ª semana de gestação até à 10ª semana, altura em que esses valores atingem o seu pico – aproximadamente 100,000. Chegadas as 10 semanas de gestação, os níveis da hormona HCG tendem a estabilizar; baixando a partir daí gradualmente, até o final da gravidez.

Valores normais HCG da 1ª à 12ª semana de gestação:

As variações mais significativas dos níveis de HCG decorrem entre a 1ª e a 12ª semana de gestação e estes são os valores normais da hormona gonadotrofina coriónica durante o primeiro trimestre de uma gravidez:

  • 1 semana de gestação: 5-50 mIU/ML HCG
  • 2 semanas de gestação: 20-500 mIU/ML HCG
  • 3 semanas de gestação: 500-5,000 mIU/ML HCG
  • 4 semanas de gestação: 3,000-19,000 mIU/ML HCG
  • 8 semanas de gestação: 14,000-169,000 mIU/ML HCG
  • 12 semanas de gestação: 16,000-160,000 mIU/ML HCG
A sua votação: