15 coisas que deve fazer antes de engravidar

Mãe gravida segura na palma da mão sapatinho de um bébe

A decisão de engravidar é algo que deve ser feito com alguma ponderação e a verdade é que existem cuidados que se devem começar a ter em conta, assim como, certos hábitos que se querem eliminados e novos que devem ser iniciados nesta fase. No entanto, antes de se engravidar, também existe uma série de coisas que devem ser feitas, uma vez que após a chegada de um bebé ou não poderão ser realizadas ou não terão o mesmo sabor.

1. Viagem com as amigas

Sabe aquela viagem que você e as suas amigas sonham em fazer mas nunca se proporcionou? Se pretende engravidar num futuro próximo, comece já a planear esta viagem. A vantagem de fazer esta viagem antes de engravidar? Após o nascimento do bebé será muito mais complicado viajar e provavelmente terá menos predisposição para o fazer – pode ficar ansiosa a pensar que é uma má mãe por ter deixado o bebé ou, e devido à distância, poderá não desfrutar da viagem em pleno ao estar a ligar de 5 em 5 minutos para saber do bebé.

2. Uma segunda lua-de-mel

Quer tenha desfrutado já de uma lua-de-mel ou não, antes de engravidar porque não ponderar uma romântica viagem a dois. Seja para um destino que sempre sonhou em visitar com o seu companheiro, seja para um local que sempre desejou conhecer. Esta viagem irá reforçar os laços do casal e terão tempo para se entregarem ao romance sem o stress do dia-a-dia. A vantagem de fazer esta viagem antes de engravidar? A chegada de um filho é um momento único na vida de um casal, mas é também um momento de stress, de noites mal dormidas e onde a prioridade passa a ser o novo membro. Para além disso, nos primeiros meses não terão grandes oportunidades de romance por isso, aproveite e desfruta de uma merecida segunda lua-de-mel.

3. Tirar aquele curso que sempre quis tirar

Pode ser um curso superior, um curso de massagens ou até um workshop de sushi. Se ambiciona tirar um curso extra, a melhor opção será fazê-lo antes de engravidar, sendo que a maior vantagem de o fazer nesta altura é o facto de ter mais tempo para se dedicar a ele, seja a estudar ou porque certamente estará menos cansada do que se estiver grávida de 7 meses ou se tiver um recém-nascido nos braços.

4. Remodelar a casa

Adora a sua casa, mas acha que esta poderia ter uma decoração diferente ou que a parede da sala deveria ter outra cor? Faça-o antes de engravidar, visto que durante a gravidez e depois da chegada do bebé, a última coisa que vai querer ter em casa é o barulho e o caos de obras de remodelação.

5. Perder os quilinhos a mais

Se tem peso a mais, a melhor altura para o perder será antes de ter um filho. Ao perder os quilos que tem a mais antes de engravidar, não só aumentará a sua autoestima e bem-estar geral, como vai garantir uma gravidez mais saudável. Além disso, os quilos que terá quer perder após o nascimento do bebé serão menores.

6. Alcançar o cargo tão desejado

Se a sua carreira ainda não chegou àquele patamar que realmente pretendia e se sente que uma promoção poderá estar por perto, talvez não seja má ideia adiar um pouco a gravidez. Para além de atingir mais um objetivo profissional, se essa promoção vier com um aumento de ordenado, também isso será uma mais-valia aquando da chegada de um novo membro à família.

7. Mudar de emprego

Se pretende mudar de emprego, e se até tem algumas alternativas em vista, deverá fazê-lo antes de engravidar, isto porque é normalmente mais fácil as empresas contratarem alguém que não tenha filhos ou que não esteja grávida.

8. Experimentar um desporto radical

Se adora adrenalina e sempre quis experimentar um desporto radical, faça-o antes de engravidar. Não se esqueça que durante a gravidez este tipo de desporto é desaconselhado e, mesmo depois do nascimento do bebé, terá que esperar alguns meses antes de se aventurar.

9. Adotar um animal de estimação

Se sempre quis ter um animal de estimação em casa, recomenda-se que adote um antes de engravidar. Primeiro porque é conveniente que o animal se habitue à casa, a si e às suas regras… e vice-versa! Assim, na hora de trazer o bebé para casa, o animal de estimação já se vai sentir confortável no seu lar e, embora também terá que se habituar ao novo elemento, não o vai estranhar tanto assim.

10. Pintar o cabelo

Não é aconselhável pintar o cabelo durante a gravidez, por isso, se sempre teve curiosidade sobre como seria ser loira ou morena, agora é a altura para finalmente experimentar essa mudança de look.

11. Jantar fora e ir dançar

Parece banal, mas a verdade é que depois de engravidar poderá não ter tanta vontade de o fazer, ou porque sentirá mais cansaço ou porque a sua disposição para esse tipo de atividades poderá não ser a mesma. Para além disso, não poderá beber e é de evitar ambientes como as discotecas ou bares, por isso, aproveite para sair e se divertir muito antes de engravidar.

12. Experimentar sushi

Se nunca comeu sushi ou se é fã, aproveite para se deliciar o mais que puder antes de engravidar. Não se esqueça que quando estiver grávida este alimento é proibido – o mesmo aplica-se ao marisco.

13. Fazer um cruzeiro

Toda a gente sabe que a gravidez traz consigo os famosos enjoos e a verdade é que andar de barco poderá fazer com que enjoe ainda mais. Mas, se desfrutar de um cruzeiro está na lista de coisas que quer realmente fazer nesta vida, propomos que reserve os bilhetes para esse cruzeiro antes de engravidar.

14. Prova de vinhos

Outra experiência que, para ser desfrutada ao máximo, terá obrigatoriamente de ser feita antes de engravidar, por isso, agende já aquela prova de vinhos que anda a adiar há meses.

15. Um dia inteiro no spa

Passar um dia inteiro no spa não tem que ser necessariamente feito apenas antes de engravidar, no entanto, existem alguns tratamentos que são desaconselhados durante e depois da gravidez, por isso, antecipe-os. Para além disso, haverá melhor forma de preparar o corpo para uma gravidez?

A sua votação: